Cinco anos de LibreOffice

LibreOffice 5 anos

Em 28 de Setembro de 2010, o LibreOffice foi lançado como uma bifurcação (fork) do OpenOffice.org, por um grupo pequeno representando a liderança da comunidade. Na época foi uma ousada porém necessária decisão, por que estava ficando claro que o OpenOffice.org não sobreviveria muito tempo sob a liderança da Oracle.

De fato, o grupo dos 16 fundadores lançou um projeto de software livre independente sob a guarda da The Document Foundation, para preencher a promessa feita dez anos antes pela Sun – no anúncio do próprio OpenOffice.org – de uma fundação de software livre independente capaz de levar a suíte office livre para seu próximo nível de exigência.

Após 5 anos, quando comparado por recurso a recurso e pelo número de migrações bem-sucedidas, o LibreOffice é reconhecido no mercado como a única suíte office concorrente do Microsoft Office. Migrar para o LibreOffice nunca foi tão fácil graças ao Protocolo de Migração criado pelos mais renomados especialistas da The Document Foundation, que estabelece as melhores práticas adotadas por grandes projetos mundo afora.

Um sucesso confirmado pela pesquisa Future of Open Source 2015, que colocou o LibreOffice entre os mais valiosos projetos de código aberto, baseado nas respostas fornecidas por mais de 1300 profissionais no mundo.

Foi uma jornada fantástica. Em cinco anos os desenvolvedores do LibreOffice não perderam nenhum prazo, com seus anúncios no fim de janeiro e no fim de julho, e anúncios corretivos mensais. Graças a este ritmo sustentado, o LibreOffice alcançou uma riqueza de recursos e um nível de interoperabilidade que não existe em outra suite.

O LibreOffice 5.0, lançado no início de agosto, foi o lançamento de maior sucesso, originando mais de 8000 doações para a fundação em 30 dias, um recorde notável. Claro que o sucesso se refletiu no número de downloads que disparou. O florão deste estandarte foi o anúncio do ministério da Defesa Italiano, que fará a instalação de 150.000 LibreOffice em todo seu parque computacional a partir de outubro deste ano.

Para celebrar nosso quinto aniversário, reunimos num livro feito a partir dos posts de blogs das pessoas que fizeram história, disponível em na versão reduzida (700 páginas, http://tdf.io/libreofficeminihistory) e na versão completa (1,300 páginas, http://tdf.io/libreofficemaxihistory).

Sobre a Document Foundation

The Document Foundation é uma organização aberta, independente, autogovernada, meritocrática, montada sobre os dez anos de trabalho dedicados para a comunidade OpenOffice.org. A TDF foi criada na crença de que a cultura de uma fundação independente agrega o melhor dos esforços de empresas e de voluntários, produzirá a melhor suíte de escritório. A TDF está de braços abertos a qualquer indivíduo que concorde com seus valores primordiais, que contribua com suas atividades, e recebe calorosamente a participação de empresas, por exemplo, através de alocação de pessoal que trabalhe de igual para igual com os demais contribuidores da comunidade. Desde Janeiro de 2014, a TDF tem 190 membros e mais de 3000 voluntários e contribuidores ao redor do mundo.

Contato para Imprensa

Florian Effenberger (sediado em Munique, Alemanha, UTC+1)
Fone: +49 8341 99660880 – Celular: +49 151 14424108
E-mail: floeff@documentfoundation.org

Charles H. Schulz (sediado em Paris, França, UTC+1)
Celular: +33 6 98655424 – E-mail: charles.schulz@documentfoundation.org

Eliane Domingos de Sousa (sediado no Rio de Janeiro, Brasil, UTC-3)
E-mail: elianedomingos@documentfoundation.org – Skype: elianedomingos

Italo Vignoli (sediado em Milão, Italia, UTC+1)
Celular: +39 348 5653829 – E-mail: italo.vignoli@documentfoundation.org
Skype: italovignoli – Gtalk: italo.vignoli@gmail.com

voluntario-olivier-hallot

0 thoughts on “Cinco anos de LibreOffice

  1. Pingback: Parabéns ao LibreOffice | R e i k i

Leave a Reply