LibreOffice 5.0 se destaca da multidão de suítes Office

Compatibilidade com Windows 10 e interoperabilidade aprimorada

Berlim, 5 de agosto de 2015 – A The Document Foundation anuncia o LibreOffice 5.0, o décimo lançamento desde a inauguração do projeto e a primeira do terceiro ciclo de desenvolvimento. O LibreOffice é uma suíte Office completa e de código fonte aberto que se comprara palmo a palmo com todos os produtos da categoria, destacando-se pela sua superior interoperabilidade.LO5Splash

O LibreOffice 5.0 foi construído sobre o sucesso da família 4.x, que já está instalada em mais de 80 milhões de computadores (fonte: estimativa da TDF com base em usuário acessando as atualizações), incluindo grandes corporações na Europa e na América do Sul.

LibreOffice 5.0 traz uma interface de usuário com grandes melhorias, com melhor disposição na tela e com leiaute mais limpo. Além de oferecer melhor interoperabilidade com outras suítes office como o Microsoft Office e o Apple iWork, graças aos novos filtros para leitura de formatos fora dos padrões internacionais. Melhorias também foram acrescentadas às aplicações da suíte e uma versão de 64 bits foi criada para o Windows.

Destaques do LibreOffice 5.0

Uma nova versão para um novo esforço: O LibreOffice 5.0 é a ponte para novos dispositivos de mobilidade no Android e no Ubuntu Touch, bem como para a próxima versão para a nuvem. Desta maneira, o LibreOffice 5.0 serve de alicerce para os desenvolvimentos atuais e é uma excelente plataforma para expandir, inovar e colaborar.

Uma linda suíte criada por uma comunidade fantástica: Com novos ícones e barra lateral, o LibreOffice é mais bonito e ajuda os usuários a serem criativos e conseguirem que seu trabalho seja mais direto. Além disso, o gerenciamento de estilos é agora mais intuitivo graças à visualização prévia dos estilos na interface.

Planilhas profissionais: O LibreOffice 5.0 contém um número expressivo de novas funcionalidades e melhorias: fórmulas complexas, novas funções, nova formatação condicional, recorte de imagens, endereçamento de tabelas e muito mais. A cuidadosa escolha da performance e dos recursos torna a planilha Calc uma escolha perfeita para empresas, para planilhas pesadas, e é capaz de resolver qualquer tipo de carga para um amplo leque de aplicações.

Filtros aprimorados para documentos aprimorados: O LibreOffice 5 contém muitas melhorias para a importação e exportação de documentos, tornando a conversão de formato fiel ao original. Além disso agora é possível aplicar um carimbo de tempo nos arquivos PDF gerados pelo LibreOffice.
Uma lista completa dos mais importantes novos recursos do LibreOffice 5.0 está disponível no link:

O LibreOffice 5.0 também foi aprimorado por dentro, graças ao trabalho precioso de centenas de voluntários. Conforme a varredura de código Coverity, o número de defeitos por milhar de linhas de código está abaixo de 0,01%, significando que não somente é mais fácil desenvolver mas também é mais fácil manter e debugar o código. Na realidade já foram resolvidos 25.000 bugs e este número sobe rapidamente.

Finalmente, o LibreOffice 5.0 foi melhorado num imenso número de testes feitos em cada nova compilação, varrendo milhares de documentos para flagrar erros, bugs e regressões.

“Em 2010, herdamos um código vetusto, que tratamos de limpar, lipoaspirar e tornar mais ágil antes de que pudéssemos desenvolver a suíte office que vislumbrávamos para o longo prazo” afirmou Michael Meeks, membro do Conselho diretor da The Document Foundation e um dos lideres do desenvolvimento do LibreOffice. “Desde 2010, passamos por 3 ciclos de desenvolvimento: a família 3.x, para limpar o código de seu legado, a família 4.x para tornar a suíte mais ágil; e a família 5.x para torná-la mais inteligente e também mais fácil de interagir com ela” completou.

“O LibreOffice é tão bom que as pessoas habituadas às suites antigas ficam encantadas com os novos recurso e melhorias” afirmou Thorsten Behrens, Presidente da TDF e um dos líderes do desenvolvimento. “Mudar do antigo OpenOffice.org e seus derivados para o LibreOffice é um passo gigantesco para o futuro das suites office livres”.

Disponibilidade e instalação em corporações

O LibreOffice 5.0 representa o que tem de melhor em termos de recursos para suites office livres, e desta forma foi direcionado para usuários avançados e entusiastas de tecnologias.

Para instalações em empresas ou organizações de qualquer tamanho, a TDF mantém o ramo 4.4.x mais maduro (atualmente 4.4.5). Sempre a TDF sugere a instalação corporativa do LibreOffice com apoio de profissionais certificados, capazes de prover suporte de terceiro nível, consultoria para a migração ou treinamento para obter as melhores práticas em edição de documentos (http://www.libreoffice.org/get-help/professional-support/).

O LibreOffice 5.0 pode ser baixado imediatamente desta página: http://www.libreoffice.org.br/baixe-ja/. Usuários de LibreOffice, apoiadores do software livre e todos os membros da comunidade podem dar apoio à The Document Foundation com doações na página http://donate.libreoffice.org.

Sobre a Document Foundation

The Document Foundation é uma organização aberta, independente, autogovernada, meritocrática, montada sobre os dez anos de trabalho dedicados para a comunidade OpenOffice.org. A TDF foi criada na crença de que a cultura de uma fundação independente agrega o melhor dos esforços de empresas e de voluntários, produzirá a melhor suíte de escritório. A TDF está de braços abertos a qualquer indivíduo que concorde com seus valores primordiais, que contribua com suas atividades, e recebe calorosamente a participação de empresas, por exemplo, através de alocação de pessoal que trabalhe de igual para igual com os demais contribuidores da comunidade. Desde Janeiro de 2014, a TDF tem 190 membros e mais de 3000 voluntários e contribuidores ao redor do mundo.

Contato para Imprensa

Florian Effenberger (sediado em Munique, Alemanha, UTC+1)
Fone: +49 8341 99660880 – Celular: +49 151 14424108
E-mail: floeff@documentfoundation.org

Charles H. Schulz (sediado em Paris, França, UTC+1)
Celular: +33 6 98655424 – E-mail: charles.schulz@documentfoundation.org

Eliane Domingos de Sousa (sediado no Rio de Janeiro, Brasil, UTC-3)
E-mail: elianedomingos@documentfoundation.org – Skype: elianedomingos

Italo Vignoli (sediado em Milão, Italia, UTC+1)
Celular: +39 348 5653829 – E-mail: italo.vignoli@documentfoundation.org
Skype: italovignoli – Gtalk: italo.vignoli@gmail.com

voluntario-olivier-hallot

One thought on “LibreOffice 5.0 se destaca da multidão de suítes Office

  1. Pingback: Lançado LibreOffice 5 | JACK.eti.br

Leave a Reply