Document Liberation – Um ano depois

Berlim, 9 de abril de 2015 – O Document Liberation é um projeto da The Document Foundation, anunciado no início de abril de 2014 para abrigar as diferentes bibliotecas que tratam de formatos proprietários e legados no LibreOffice. A ideia foi de fornecer um repositório único para outros projetos de software interessados em utilizar as mesmas bibliotecas para simplificar a integração. O projeto é liderado por Fridrich Strba e David Tardon, dois dos mais antigos participantes do projeto LibreOffice.

DLP03

Em 2014, os membros do projeto lançaram um novo framework de biblioteca, chamada de librevenge, contendo todos as interfaces de documentos e tipos auxiliares, de forma a simplificar a cadeia de dependências. Além disso, eles iniciaram uma nova biblioteca para importar documentos do Adobe PageMaker, libpagemaker, escrita por Anurag Kanungo como trabalho no Google Summer of Code 2014.

As bibliotecas existente também forma estendidas com o acréscimo de mais formatos, como o libpws com várias adicções das planilhas e banco de dados do Microsoft Works por Laurent Alonso. Ele agora trabalha no suporte ao Lotus 1-2-3, que é um dos formatos legados mais famoso dos computadores pessoais. Laurent também adicionou o suporte para mais de vinte formatos legados do Mac na libmwaw.

Os desenvolvedores criaram duas bibliotecas de exportação – libepubgen para o ePub e o librvngabw para o Abiword – e estão no momento trabalhando para melhorar os filtros de importação para o Adobe Freehand – libfreehand – e Apple Pages – libetonyek. As bibliotecas do Document Liberation estão disponíveis para o Corel Wordperfect (incluindo as figuras) e para o Corel Draw, Microsoft Works, AbiWord, Microsoft Publiser e o Microsoft Visio, Apple Keynote, Adobe FreeHand, Aldus PageMaker, e muitos formatos legados do Mac e de e-book.

Cada biblioteca debaixo do guarda-chuva do projeto Document Liberation existe como projeto independente, com seu próprio mantenedor, cronograma de lançamentos e licença, conforme o Ethos do software livre capitaneado pela The Document Foundation.

Acesse http://www.documentliberation.org para mais informações.

Tradução voluntária: Olivier Hallot

Leave a Reply