LibreOffice Viewer (beta) disponível para Android

Berlim, 21 de janeiro de 2015 – A Document Foundation (TDF) tem a satisfação de informar o lançamento do LibreOffice Viewer (Beta) para Android no Google Play
Store, permitindo aos usuários de dispositivos moveis como tablets e smartphones acessarem arquivos Open Document Format (ODF).

A aplicação, criada pela Collabora, está disponível no seguinte link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.collabora.libreoffice

Android-Impress

O primeiro lançamento do LibreOffice Viewer permite visualizar documentos de textos e apresentações. O suporte para planilhas foi incluído de forma experimental e no futuro haverá suporte para apresentações complexas. Os usuários estão convidados a baixar e a testar a aplicação, e cuidados adicionais devem ser tomads para ambientes de produção.

“O suporte para Android é o resultado da cooperação entre organizações bem como a contribuição de indivíduos”afirmou Michael Meeks, Vice-Presidente de Produtividade da Collabora, “O ecossistema de código aberto do LibreOffice provou mais uma vez sua capacidade de trazer grupos diversos para produzir um excelente software sem restrições”.

O “app” atende aos desejos de muitos usuários que acessam arquivos ODF nos seus deslocamentos, e é também capaz de ler documentos em formato proprietário de outras suites incluindo o Microsoft Office.

“Este lançamento é o primeiro de uma série de aplicações móveis” afirmou Björn Michaelsen, um dos diretores da The Document Foundation. “Empresas e organizações estão convidadas e encorajadas a participar no processo de desenvolvimento juntando-se à comunidade LibreOffice”.

O LibreOffice Viewer (Beta) foi criado pela Collabora com o suporte do SMOOSE. Ele é construído sobre o trabalho de base da comunidade LibreOffice, SUSE, e da Mozilla Corporation, com desenvolvimentos adicionais de Jacobo Pérez da Igalia, e de Andrzej Hunt e Ian Billet com parte do programa Google Summer of Code.

O LibreOffice Viewer (beta) é a segunda aplicação para Android lançada pela comunidade LibreOffice, sendo que o primeiro foi o Impress Remote, controle remoto para apresentações do LibreOffice.

Os usuários do LibreOffice, patrocinadores e membros da comunidade podem contribuir com uma doação em http://donate.libreoffice.org.

Link para a postagem original: http://tdf.io/androidviewer

Tradução voluntária: Olivier Hallot

Leave a Reply