A Cidade de Munique participa do Conselho Consultivo da The Document Foundation

Berlim, 12 de janeiro de 2015 – A The Document Foundation (TDF) anuncia que a Cidade de Munique participa agora do Conselho Consultivo da TDF, onde será representada por Florian Haftmann. Desde 2003, a Cidade de Munique – a terceira maior da Alemanha – lançou o Projeto LiMux para migrar seus sistemas de software do modelo proprietário para o modelo de código aberto e sem custo. O projeto for completado com sucesso no fim de 2013, que envolveu a migração de 16.000 computadores pessoais e laptops dos funcionários públicos para software de código aberto e sem custo. A cidade de Munique vem acomodando vários Hackfests (sessões de desenvolvimento) do LibreOffice desde 2011, para melhorar os recursos do LibreOffice para ambientes empresariais.

libreoffice-400

“A Cidade de Munique é uma referência consistente para qualquer migração para software livre, e desta forma acrescentará uam significativa contribuição a nosso Conselho Consultivo, onde terá assento junto ao MIMO, representando a migração para LibreOffice dos ministérios da França, e com outras empresas que fornecem serviços de valor agregado em LibreOffice,” afirmou Thorsten Behrens, Presidente da The Document Foundation. “Florian Haftmann será apresentado ais demais membros do conselho Consultivo da TDF no próximo encontro em 15 de janeiro de 2015.”

O Conselho Consultivo da TDF tem 17 membros: AMD, CIB Software, City of Munich, CloudOn, Collabora, FrODeV (Freies Office Deutschland), FSF (Free Software Foundation), Google, Intel, ITOMIG, KACST (King Abdulaziz City of Science and Technology of Saudi Arabia), Lanedo, MIMO (Consortium of French Ministries), RedHat, SPI (Software in the Public Interest), Studio Storti e SUSE.

Sobre a Cidade de Munique e o projeto LiMux

LiMux_Logo_gro

Munique, capital da Bavária, administrou com sucesso entre 2005 e 2013 a migração de 16 mil PCs em 11 unidades de negócios e 4 subregiões para um sistema operacional em código livre, padronizado e estável. A Cidade de Munique é o maior caso de sucesso em software livre da Alemanha, e o Projeto LiMux sempre foi de alta visibilidade.

O Projeto LiMux foi capaz de reduzir significativamente a dependência com softwares proprietários, e atingir – a longo prazo – a flexibilidade desejada de software e arquitetura, baseado em três decisões fundamentais:

– Introduzir uma sistema operacional livre, com comunicações baseadas em padrões abertos para todos os postos de trabalho;

– Adquirir ou desenvolver procedimentos administrativos independentes de plataforma;

– Utilizar plataformas de TI padronizadas com aplicações e banco de dados consolidados.

Neste cenário, uma suite office é um ativo estratégico. No começo, LiMux empregou o OpenOffice.org, mas agora a suite office de referência é o LibreOffice.

Site do Projeto LiMux: http://www.muenchen.de/rathaus/Stadtverwaltung/Direktorium/LiMux.html

Tradução voluntária: Olivier Hallot

Leave a Reply