100.000 Muito Obrigados

100,000 doações em 500 dias, de 1º de maio de 2013 a 13 de setembro de 2014, com uma média de 200 doações diárias.

coracao-comunidade

Este números redondos significam mais que a realidade monetária para o inteiro ecossistema de software livre.

Junto com voluntários, que contribuem com seu tempo, e os membros do Conselho Consultivo que investe na The Document Foundation, os doadores individuais tornam realidade o sonho de uma fundação de software livre auto-sustentada – capaz de levar a melhor suite office livre ao próximo estágio de encantamento – uma realidade sólida e permanente.

Nos idos de 2010, quando a fundação independente foi anunciada, uma das objeções mais recorrente era com base na falsa premissa que um projeto de software livre não poderia sobreviver sem uma grande empresa patrocinando.

Após quatro anos, não somente podemos afirmar que o sonho se tornou realidade, mas que este sonho tem um futuro brilhante.

Graças às doações, fomos capazes de financiar hackfests (como a que ocorrerá em Toulouse, França, nos dias 15 e 16 de novembro), netbooks para voluntários de controle de qualidade na classificação de bugs, máquinas de testes (tinderboxes) para desenvolvedores, , melhorias no ask.libreoffice.org para usuário que não falam inglês, estandes do LibreOffice em feiras e congressos, eventos das comunidades regionais, uma robusta infraestrutura de servidores, e muito mais.

E o mais importante: fomos capazes de demonstrar que um grande projeto de software livre não precisa de patrocínio de uma grande empresa para sobreviver, e pode confiar na diversidade de seus ecosistema baseado em empresas e também em voluntários, apoiados por doadores individuais.

Empresas chegam e partem, enquanto que os voluntários – e esperamos que os doadores também – ficam.

Até hoje, tiveram o poder único de tornar um sonho de dez anos uma realidade, e escrever a história. Com uma doação simples, em http://donate.libreoffice.org, podem manter a história viva, para sempre.

100,000 obrigados, mesmo.

Leave a Reply