Governo Britânico Define o Padrão Aberto de Seus Documentos

A Document Foundation felicita o Governo do Reino Unido pela escolha história e revolucionária dos padrões Abertos de documentos.

gov-uk

Os súditos de Sua Majestade serão os primeiros europeus a serem alforriados das correntes que os prendem a formatos de documentos proprietários.

Berlim, 22 de julho de 2014 – A Document Foundation (TDF) congratula o governo Britânico pela seleção do Open Document Format (ODF), além do Portable Document Format (PDF), para atender as necessidades dos seus usuários. O LibreOffice, suite livre desenvolvida pela TDF, produz documentos nos formatos ODF – seu formato nativo de documentos e PDF (incluindo PDF/A).

O press release original do Governo Britânico está aqui : https://www.gov.uk/government/news/open-document-formats-selected-to-meet-user-needs. Além disso o Governo publicou um documento sobre a política de adoção com outros detalhes: https://www.gov.uk/government/publications/open-standards-for-government/sharing-or-collaborating-with-government-documents.

Além do ODF, o LibreOffice suporta o formato PDF híbrido, um formato que combina as vantagens do PDF com o ODF, incorporando o documento editável ODF dentro do PDF, sem violar o padrão de nenhum dos formatos. “A TDF sempre foi um forte apoiador do ODF, e tem a convicção nos padrões abertos de documentos.”, afirmou Thorsten Behrens, Presidente da TDF. “Este 22 de julho será uma data a lembrar na história de nosso projeto, no ponto culminante de um sonho que dura desde que o ODF foi nomeado um padrão da ISO em 30 de novembro de 2006. Ao padronizar no ODF e no PDF, o Governo Britânico mostra ao mundo que é perfeitamente possível ter um caminho para sair da prisão dos formatos proprietários e aprimorar a liberdade dos usuários”, completou.

Para alavancar as vantagens do ODF, baixe já o LibreOffice dos seguintes sites: http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/. Extensões e modelos para complementar a instalação do software podem ser baixados aqui: http://extensions.libreoffice.org/.

Os usuários do LibreOffice, defensores do software livre e membros da comunidade podem dar apoio à Document Foundation com doações no sitio http://donate.libreoffice.org. Os valores arrecadados serão usados para crescer o projeto a nível global e local.

Link para o blog da Document Foundation: http://blog.documentfoundation.org/

Sobre a Document Foundation

The Document Foundation é uma organização aberta, independente, autogovernada, meritocrática, montada sobre os dez anos de trabalho dedicados para a comunidade OpenOffice.org. A TDF foi criada na crença de que a cultura de uma fundação independente agrega o melhor dos esforços de empresas e de voluntários, produzirá a melhor suíte de escritório. A TDF está de braços abertos a qualquer indivíduo que concorde com seus valores primordiais, que contribua com suas atividades, e recebe calorosamente a participação de empresas, por exemplo, através de alocação de pessoal que trabalhe de igual para igual com os demais contribuidores da comunidade. Desde Janeiro de 2014, a TDF tem 190 membros e mais de 3000 voluntários e contribuidores ao redor do mundo.

Contato para Imprensa

Florian Effenberger (sediado em Munique, Alemanha, UTC+1)
Fone: +49 8341 99660880 – Celular: +49 151 14424108
E-mail: floeff@documentfoundation.org

Charles H. Schulz (sediado em Paris, França, UTC+1)
Celular: +33 6 98655424 – E-mail: charles.schulz@documentfoundation.org

Eliane Domingos de Sousa (sediado no Rio de Janeiro, Brasil, UTC-3)
E-mail: elianedomingos@documentfoundation.org – Skype: elianedomingos

Italo Vignoli (sediado em Milão, Italia, UTC+1)
Celular: +39 348 5653829 – E-mail: italo.vignoli@documentfoundation.org
Skype: italovignoli – Gtalk: italo.vignoli@gmail.com

Tradução voluntária: Olivier Hallot

Leave a Reply