Projeto Document Liberation

Seja o verdadeiro dono de seus documentos!

Berlim, 2 de abril de 2014 – a Document Foundation (TDF) anuncia o nascimento do Document Liberation Project (http://www.documentliberation.org), um lar para a crescente comunidade dos desenvolvedores unidos na libertação do conteúdo dos documentos dos usuários das correntes e amarras dos vendedores de software (vendor lock-in). Juntos, estes hackers oferecerão uma solução ao problema rotineiro enfrentado por muitos usuários, que tem seus documentos digitais armazenados em formatos de arquivos antigos, ultrapassados e inacessíveis.

“Frequentemente, estes arquivos antigos não podem mais ser abertos por nenhuma aplicação. De fato, os usuários estão separados de sua produção intelectual, e o motivo mais comum da incapacidade de acessar dados antigos conteúdo é a utilização de formatos de arquivo proprietários que resulta na dependência do fornecedor (vendor lock-in), afirmou Fridrich Strba, lider do Projeto Document Liberation. “Pior, quando a administração pública armazena documentos no formato proprietário ou não documentado, involuntariamente restringe o acesso a informações essenciais aos cidadãos, serviços públicos e da iniciativa privada. É surpreendente saber que até mesmo os governos podem ser incapazes de abrir seus próprios arquivos depois de uma atualização de seu sistema operacional e de suite de escritório”, completou.

O Projeto Document Liberation foi criado na esperança que possa dar poderes ao indivíduos, organizações e governos para recuperar seus dados em formatos proprietário e fornecer mecanismos de transição dos dados para formatos de arquivos abertos, devolvendo o controle efetivo sobre o conteúdo das empresas de software para os verdadeiros autores.

Desde a criação do LibreOffice em 2010, vários membros da comunidade comprometeram-se a melhorar a interoperabilidade de formatos com as aplicações proprietárias. Animados com o interesse da comunidade, mesmo fora do projeto Libreoffice, os desenvolvedores trabalharam até agora no suporte de leitura de formatos de arquivos proprietários como o MS Visio, CorelDraw, MS Publisher, Apple Keynote, e um monte de formatos antigos do MacIntosh. Além do LibreOffice, as bibliotecas de importação para estes formatos são usados pelos projetos Abiword, Calligra, CorelDRAW File Viewer, Inkscape e Scribus.

A missão do Projeto Document Liberation é atrair desenvolvedores do mundo do software livre para colaborar com os desenvolvedores do LibreOffice, fortalecendo as relações existentes e forjando novas com todos os que compartilham o mesmo objetivo no campo dos formatos de arquivo. O objetivo é contribuir para o ecossistema de formatos abertos, fornecendo ferramentas poderosas para a conversão de formatos proprietários nos seus equivalentes do formato ODF (ISO 26300 e ABNT-NBR 26300).

Para mais informações: http://www.documentliberation.org/contact/.

DLP02

Apoie o LibreOffice

Os usuários do LibreOffice, promotores do software livre e membros da comunidade podem apoiar a Document Foundation com uma doação pelo site http://donate.libreoffice.org. Os valores doados serão utilizados para crescer o projeto a nível global e nos países.

Sobre a The Document Foundation (TDF) e o LibreOffice

A The Document Foundation é uma organização independente, auto-administrada e meritocrática, baseada no caráter Software Livre e registrada na Alemanha como uma entidade sem fim lucrativos. A TDF é focada no desenvolvimento do LibreOffice – sem dúvida a melhor suíte livre para escritórios – escolhida pela comunidade global como o herdeiro legítimo do OpenOffice.org, e como tal, adotada por um número crescente de administrações públicas, corporações, pequenas e médias empresas para edição de documentos

A TDF é acessível a indivíduos e organizações que concordem com seus valores e que participem de suas atividades. No fim de janeiro de 2014, a fundação tinha mais de 190 membros e mais de 3000 contribuidores mundo afora.

Contato com a Imprensa

Florian Effenberger (sediado próximo a Munique, Alemanha, UTC+1)
Telefone: +49 8341 99660880 – Celular: +49 151 14424108
E-mail: floeff@documentfoundation.org

Eliane Domingos de Sousa (sediada no Rio de Janeiro, Brasil, UTC-3)
E-mail: elianedomingos@documentfoundation.org

Italo Vignoli (sediado em Milão, Italia, UTC+1)
Celular: +39 348 5653829 – E-mail: italo.vignoli@documentfoundation.org – Skype: italovignoli – GTalk: italo.vignoli@gmail.com

Tradução e edição: Olivier Hallot

One thought on “Projeto Document Liberation

  1. Julião

    No Brasil, ainda existem muitos doctos (principalmente na justiça) no formato do Carta Certa. Para lê-los, alguns tribunais mantem PCs muito antigos com esse sw e DOS instalados.

Leave a Reply