Fazendo o simples e o certo: LibreOffice na assinatura dos e-mails

por Gustavo Pacheco

Desde muito tempo se sabe que algumas ações na adoção do padrão ODF e do LibreOffice são extremamente simples e eficientes. Algumas delas dependem da alta gestão da organização que, quando ciente da importância da sua atuação, pode desmitificar eventuais receios na implementação do projeto.

Um deles é imaginar que o envio externo de arquivos no formato ODF será sempre um problema já que a maioria das pessoas ainda não conhece ou usa o LibreOffice. Embora essa seja uma justificativa frágil para prejudicar o andamento de uma migração, é adequado não dar margem para que isso se torne um fator crítico mais adiante.

Como já comentei anteriormente nos artigos abaixo,

Prisma e cartão de referência do LibreOffice 4.x
Agora é pra valer: LibreOffice é o aplicativo padrão do Estado do Rio Grande do Sul

a Secretaria-Geral de Governo (SGG) do Rio Grande do Sul está finalizando a sua implamentação do ODF/LibreOffice. Entre os últimos detalhes, está justamente a publicação do Memorando n.º 08/2014 que define a nova assinatura dos e-mails da secretaria com a recomendação de utilização do LibreOffice para a abertura de arquivos ODT, ODS e ODP.

A mensagem para o destinatário é clara: ao enviar um documento no padrão ODF, a SGG nada mais faz do que cumprir a lei estadual 14.009/2012 e, caso o destinatário não tenha como abrir imediatamente o arquivo, basta instalar o LibreOffice.

Para ler o memorando n.º  08-2014 na íntegra, clique aqui.

Leave a Reply