Prisma e cartão de referência do LibreOffice 4.x

por Gustavo Pacheco

Há aproximadamente um mês atrás, escrevi aqui no blog sobre a disponibilização do Guia ODF, um documento de referência de migração para padrões abertos com o LibreOffice. Como comentei, o Guia ODF está sendo desenvolvido dentro do projeto de adoção de padrões abertos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, cujo detalhamento pode ser encontrado no portal Política TIC-RS.

Entre as ações mais importantes que estão sendo implementadas, está o Plano piloto de adoção de padrões abertos na Secretaria-Geral de Governo, que servirá de modelo para os demais órgãos do Estado. Na documentação desse plano estarão todas as etapas e atividades que identificarão eventuais dificuldades e soluções na implantação. Esses registros servirão de base para que os gestores das organizações estaduais possam elaborar seus respectivos planos tomando como base um caso real de uso do LibreOffice e do padrão ODF.

Como toda a documentação do projeto está sendo elaborada sob a licença GNU GPLv3, os resultados beneficiarão não apenas o Estado do Rio Grande do Sul, mas todos os interessados no assunto. Por isso, além do Guia ODF, outras documentações podem ser úteis como, por exemplo:

– o Cartão de referência do LibreOffice 4.x, disponível nos formatos ODT e PDF;

– o Prisma de referência do LibreOffice 4.x, disponível nos formatos ODT e PDF.

O Cartão de referência é uma releitura de um recurso muito bem-vindo para usuários finais. Além de edições variadas na comunidade internacional, Vitório Furusho, na Celepar, elaborou algumas versões em português para o antigo BrOffice.org. Nesta edição, apresentamos as funcionalidades e teclas de atalho mais usadas das três principais aplicações do LibreOffice (Writer, Calc e Impress).

Da mesma forma, o Prisma é um recurso bastante útil como referência básica de comandos. A ideia original é de Ron Faile Jr. que disponibilizou versões para cada aplicação do pacote no Wiki da The Document Foundation. Já a nossa versão reúne os principais comandos e teclas de atalho do Calc e do Writer.

ATUALIZAÇÃO: Daniel A. Rodriguez disponibilizou ontem, dia 12/12, as traduções do Prisma e do Cartão de referência para espanhol:

– o Cartão de referência do LibreOffice 4.x em espanhol, disponível nos formatos ODT e PDF;

– o Prisma de referência do LibreOffice 4.x em espanhol, disponível nos formatos ODT e PDF.

Leave a Reply