Comunidade Brasileira Ganha Site Especializado em Perguntas e Respostas sobre o LibreOffice

Site permitirá consulta direta a dúvidas com as respostas dadas pela própria comunidade

Berlim, 20 de dezembro de 2012 – A Document Foundation disponibilizou para a comunidade brasileira uma instância do AskBot, software especializado para perguntas e respostas sobre o LibreOffice. A iniciativa permitirá à comunidade brasileira consultar e obter respostas a dúvidas sem a necessidade de inscrição em listas de e-mails para a mesma finalidade.

A própria comunidade se encarregará de responder as perguntas dos usuários. A dúvida de um pode ser a certeza de outro e assim o site tornar-se-á, de forma natural, um banco de conhecimento para o LibreOffice e suas tecnologias agregadas, dinâmico e evolutivo. A consulta sobre dúvidas existentes é simplificada e facilitada pelos diversos recursos.

Os usuários interagem entre si no sistema. Uma resposta a uma pergunta pode ser qualificada como “certa” e a pergunta “fechada”, permanecendo no banco de dados para acesso dos demais usuários com a mesma dúvida. Os usuários são classificados pelas suas interações com o site, por exemplo, um usuário com muitas respostas certas ganha pontos (pontos de karma) e insígnias e passa a ganhar privilégios dentro do sistema. As respostas e as perguntas podem ganhar comentários curtos (de no máximo 300 caracteres) para esclarecimentos. O texto desses comentários é curto por que o site não foi feito para desenvolver debates e polêmicas, assuntos que devem ser mantidos dentro das listas de discussão existentes. As perguntas e suas respostas podem inclusive serem compartilhadas com redes sociais tais como Twitter, LinkedIn, Facebook, Google+ e Indenti.ca.

O site Ask LibreOffice permite a inscrição do usuário através da tecnologia OpenID, disponibilizada por vários sites conhecidos como o Google, Yahoo, Facebook, etc… Com o login do usuário num desses sites, será possível acessar o Ask LibreOffice Brasil sem a necessidade de novo login e nova senha. Com essa facilidade, espera-se um número expressivo de usuários novos do sistema.

O site Ask LibreOffice Brasil espelha a estrutura do site Ask LibreOffice internacional cujo conteúdo está somente em inglês. A interface do usuário foi traduzida para o português pela própria comunidade brasileira. O acesso é feita pela URL:

http://ask.libreoffice.org/pt-br

Sobre a Document Foundation

The Document Foundation é uma organização aberta, independente, autogovernada, meritocrática, montada sobre os dez anos de trabalho dedicados para a comunidade OpenOffice.org. A TDF foi criada na crença de que a cultura de uma fundação independente agrega o melhor dos esforços de empresas e de voluntários, produzirá a melhor suíte de escritório. A TDF está de braços abertos a qualquer indivíduo que concorde com seus valores primordiais, que contribua com suas atividades, e recebe calorosamente a participação de empresas, por exemplo, através de alocação de pessoal que trabalhe de igual para igual com os demais contribuidores da comunidade. Em março de 2012, a TDF tem 140 membros e mais de mil voluntários e contribuidores ao redor do mundo.

Contatos para mídia

Eliane Domingos de Sousa (base no Rio de Janeiro, Brasil, UTC-3) E-mail: elianedomingos@documentfoundation.org – Skype: elianedomingos

Florian Effenberger (base em Munique, Alemanha, UTC+1) E-mail: floeff@documentfoundation.org – Skype: floeff

Charles H. Schulz (base emParis, França, UTC+1) E-mail: charles.schulz@documentfoundation.org

Italo Vignoli (base em Milan, Itália, UTC+1)E-mail: italo.vignoli@documentfoundation.org – Skype: italovignoli GTalk: italo.vignoli@gmail.com

One thought on “Comunidade Brasileira Ganha Site Especializado em Perguntas e Respostas sobre o LibreOffice

Leave a Reply