LibreOffice para Raspberry Pi

A suite office livre roda inteira no computador de tamanho de um cartão de crédito desenvolvido pela Fundação Raspberry Pi

Cambridge (Reino Unido) e Berlim (Alemanha), 17 de dezembro de 2012 – A fundação Raspberry Pi (http://www.raspberrypi.org/) e a Document Foundation (http://www.documentfoundation.org/) anunciam a disponibilidade da versão completa do LibreOffice (http://www.libreoffice.org/) no computador do tamanho de um cartão de crédito, criado com a propósito de ensinar computação básica nas escolas. O Raspberry Pi é um pequeno PC que se liga na TV e num teclado e pode fazer quase tudo que um PC de mesa faz, tal como planilhas, edição de textos e jogos.

O LibreOffice é a primeira suíte office a rodar num computador PC de 40 dólares, sem nenhum comprometimento de recursos e de desempenho. O LibreOffice foi transportado para a arquitetura ARM por vários colaboradores, da Canonical, Debian e Red Hat, e foi empacotado para o Raspberry Pi por Rene Engelhard como parte de seu trabalho como mantenedor do LibreOffice para o Debian.

“A disponibilidade do LibreOffice, a melhor suíte office livre já criada, no Raspberry Pi – o PC mais em conta já criado, destinado a entusiastas de hardware e software e para escolas – é muito importante para a Document Foundation, por que contribui para o crescimento da marca em segmentos chave do mercado”, comentou Bjoern Michaelsen, um desenvolvedor da Canonical e suplente do Conselho de Administração da Document Foundation.

“Estou impressionado em saber que o time do LibreOffice não precisou mudar nada no código para compilar e rodar suavemente no Raspberry Pi”, afirmou Eben Upton da fundação Raspberry Pi. “É também muito bom ter uma suíte office completa disponível na Pi Store no lançamento, fazendo com que mais e mais pessoas saibam do potencial deste dispositivo”.

O LibreOffice está disponível na Pi Store (http://store.raspberrypi.com/), descrita aqui: http://www.raspberrypi.org/archives/2768 (incluindo instruções para instalação ). O press-release da A fundação Raspberry Pi está neste endereço: http://blog.indiecity.com/?page_id=2269.

Sobre o Raspberry Pi

O Raspberry Pi é um computador minúsculo, projetado para caber no bolso e barato o bastante para ser comprado com uma mesada. Foi desenvolvido pela fundação sem fins lucrativos Raspberry Pi em Cambridge para ajudar as crianças a se envolverem com a programação de computadores, e ganhou dezenas de prêmios no seu primeiro ano de lançamento. Mais informações em http://www.raspberrypi.org.

Sobre a Document Foundation

The Document Foundation é uma organização aberta, independente, autogovernada, meritocrática, montada sobre os dez anos de trabalho dedicados para a comunidade OpenOffice.org. A TDF foi criada na crença de que a cultura de uma fundação independente agrega o melhor dos esforços de empresas e de voluntários, produzirá a melhor suíte de escritório. A TDF está de braços abertos a qualquer indivíduo que concorde com seus valores primordiais, que contribua com suas atividades, e recebe calorosamente a participação de empresas, por exemplo, através de alocação de pessoal que trabalhe de igual para igual com os demais contribuidores da comunidade. Em março de 2012, a TDF tem 140 membros e mais de mil voluntários e contribuidores ao redor do mundo.

Tradução voluntária: Olivier Hallot

Fonte: http://blog.documentfoundation.org/2012/12/17/libreoffice-runs-on-the-raspberry-pi/

One thought on “LibreOffice para Raspberry Pi

Leave a Reply