Nosso primeiro Hackday do LibreOffice no Brasil

Descontração e entusiasmo marcaram o nosso primeiro Hackday de LibreOffice no Brasil, durante o VII SOLISC em Florianópolis. Novos desenvolvedores se juntaram ao time brasileiro de hackers do LibreOffice.

DSCF7937Durante quase 12 horas ininterruptas nosso time de hackers empenhou-se em trazer novos desenvolvedores ao trabalho de compilar e hackear o LibreOffice. E aproveitamos para descobrir os segredos de um evento de hacking, suas necessidades e sua preparação.

Inicialmente, apesar de termos acesso à internet, fomos surpreendidos com a necessidade de configurar um proxy para acessar a web. Nada de mais, exceto que o único protocolo permitido era http://, e nós tínhamos de usar outros protocolos como o git://. Mexe daqui, mexe dali, a modificação mesmo possível, estava desconfigurando todos os notebooks e daria trabalho para recolocar no ambiente anterior. Além disso, nossos novatos estavam tomando contato com o código fonte do LibreOffice pela primeira vez, um volume de dados que chega a perto de 1 GB. Claro que a infraestrutura disponibilizada não aguentaria.

SAM_0018Por sorte, nosso hóspede (Universidade Estácio de Sá) nos disponibilizou uma rede cabeada e segmentada, que dispensava o proxy e com excelente velocidade. Trocamos de sala e religamos nossos notebooks como antes e foi clonar repositório em todas as máquinas. À Universidade Estacio de Sá, nosso muito obrigado.

Fonte baixado e dependências instaladas, partimos para a compilação. Ai tivemos de esperar muito e este detalhe precisa ser trabalhado nos próximos hack-days: Para sermos efetivos, precisamos chegar no dia e já ter o fonte baixado e compilado. Podemos até colocar o fonte clonado num pen-drive ou disco externo. Ademais, uma preparação é fundamental, por que os notebooks I3 e I5, demoram demais para compilar (várias horas) nas quais nada pode ser feito no fonte antes que termine a compilação.

Enquanto nossas máquinas suavam com suas CPU a 100%, aproveitamos para trocarmos experiências no hacking do código. Refatoração, nova interface, mudança das classes de strings, otimização das macros do C++. Saimos com 7 patches novos incluindo o da Paula Mannes, nossa novata no hacking do LibreOffice.

À equipe de hackers: Marcos Souza, José Guilherme, Ricardo Montania, Paula Mannes, Cristiane Wetter, Sérgio Durigan Jr., Alexandre, David Jourdain, Eliane Domingos de Sousa e Ronando Lages,. Parabéns a todos pelo sucesso do encontro e o nosso muito obrigada por fazer parte desse time.

SAM_0027

À equipe do SOLISC, que tão gentilmente organizou o evento e à Universidade Estácio de Sá, nosso muito obrigado.

2 thoughts on “Nosso primeiro Hackday do LibreOffice no Brasil

  1. João Mac-Cormick

    OLá Eliane, mesmo que os fontes sejam baixados anteriormente ao evento, fica a sugestão de ensinar como configurar e baixar, e deixar executando em uma outra máquina. Inté +V, João

Leave a Reply